Título: Cônsul brasileiro rebate críticas ao Itamaraty
Autor: Paulo Sotero
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/09/2005, Internacional, p. A12

O cônsul brasileiro em Houston, Texas, Carlos Alberto Pimentel, rebateu as críticas feitas sobre o Itamaraty por Letícia Lalór, esposa do economista Jozé Candido Sampaio de Lacerda Neto, que voltou ontem dos EUA depois de ser surpreendido pelo furacão Katrina em New Orleans (ler ao lado). "Se estivesse no lugar dela, também ficaria nervoso: ela se sentiu incapaz de ter informações sobre o marido", disse Pimentel ao Estado. "Mas Houston fica a 600 quilômetros de New Orleans, e há uma situação muito difícil no país." Segundo o cônsul, depois da passagem do furacão não foi possível contatar por telefone as autoridades dos EUA nos Estados afetados do Alabama, Louisiana e Mississippi, cujo acesso via espaço aéreo e terrestre foi fechado. Ele também afirmou ser muito difícil saber o paradeiro dos brasileiros, pois muitos são turistas sem o hábito de deixar informações prévias no consulado. "Nenhum turista que viaja a Paris, por exemplo, vai ao consulado dar seus dados ou dizer onde se hospedou. No entanto, quando um desastre desses ocorre, querem que tenhamos essas informações", disse.

Sobre o comentário de Letícia de que era ela quem informava o consulado sobre o marido, e não o contrário, Pimentel diz que só falou com ela uma vez para saber em que hotel o marido havia se hospedado. "Depois mantive vários contatos com o pai de Jozé Candido, que conseguia falar com o filho via rádio", informa. "Mas quando soubemos que ele estava em New Orleans, fizemos tudo para encontrá-lo", conta.

Pimentel afirma que tentou montar uma base em uma cidade próxima à área afetada para interceder junto às autoridades locais pelos brasileiros, mas não conseguiu nenhum auxílio dos órgãos americanos. Desde sábado, ele está em Dallas tentando localizar brasileiros que podem ter chegado à cidade com outros refugiados.