Título: 40% são reprovados ou desistem de curso no Sul
Autor: Marisa Folgato
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/09/2005, Metrópole, p. C1

Em apenas um mês, entre o fim de junho e julho, 40% dos motoristas do Rio Grande do Sul foram reprovados na prova ou desistiram dos cursos de direção defensiva e primeiros socorros obrigatórios para renovar a carteira de habilitação. Isso significa que, das 25 mil pessoas que procuraram o Detran gaúcho nesse período, 9 mil podem estar dirigindo atualmente sem o documento. Segundo o diretor-técnico do Detran-RS, coronel João Batista Hoffmeister, essa possibilidade existe. Mas o número de motoristas circulando sem habilitação deve ser menor, de acordo com ele, porque a própria legislação prevê tolerância de 30 dias para a renovação. "Esse prazo atenua a dificuldade com as novas regras."

No Sul, onde as novas regras para renovação passaram a valer no fim de junho, a pessoa pode escolher entre realizar a prova - o índice de aproveitamento tem de ser de 70% - ou fazer o curso completo. Se não faltar a nenhuma aula, o motorista já garante a aprovação.

Dos 2.800 motoristas que se submeteram à prova desde 22 de junho, pouco mais da metade (54%) passou. Nos cursos oferecidos pelos 278 centros habilitados pelo Detran no Estado, o resultado não foi muito melhor: 62% conseguiram a renovação.

RESISTÊNCIA

O diretor-geral do Centro de Formação de Condutores ABC, em Porto Alegre, Milton Dalla Vecchia, disse que a maioria reluta em fazer a aula porque acha que não precisa reciclar seus conhecimentos.

"O argumento é sempre: `Eu dirijo há tantos anos e nunca cometi infração¿. Na prática, eles sabem que isso não é verdade."