Título: México pode ter visto especial para brasileiros
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/09/2005, Metrópole, p. C6

O governo do México estuda a adoção de um visto de alta segurança para brasileiros que queiram entrar no país. Essa possível alteração nas regras - desde fevereiro de 2004 a entrada é livre -, visa a "impedir a chegada de imigrantes ilegais e supostos terroristas", segundo os jornais mexicanos El Universal e Reforma, que destacaram o tema no fim de semana. A medida de segurança faz parte de convênio entre México e Estados Unidos para conter a entrada de imigrantes e terroristas pela fronteira mexicana. Algumas medidas foram postas em prática há seis meses, quando Washington doou aos aeroportos mexicanos computadores com o sistema Advantage Passenger International System (Apis), que fornece informações de todos as pessoas que chegam por avião.

O visto especial, com validade de cinco anos, seria exigido ainda para cidadãos de Honduras, Equador, África do Sul e Guatemala. O jornal Reforma informou que, em média, 50 brasileiros são presos diariamente em território mexicano.

Conforme dados do Instituto Nacional de Migração do México, neste ano, 10.100 brasileiros foram barrados ou detidos na fronteira com os EUA. Em 2004, foram 8.500. De outubro de 2004 até hoje, 28.300 brasileiros foram detidos em território americano. Com isso, o Brasil ocupa o terceiro lugar na lista de países que mais exportam ilegais para os EUA, perdendo apenas para Honduras e El Salvador.

SEM NOTIFICAÇÃO

O Consulado do México em São Paulo e o Itamaraty ainda não receberam informação oficial sobre o assunto e afirmam que, por enquanto, vale o Acordo sobre Isenção de Vistos em Passaportes Comuns, assinado por Brasil e México.

Pelo tratado, qualquer brasileiro pode entrar sem visto no México como turista por um período de até 180 dias. Basta preencher um formulário migratório, que pode ser encontrado na Seção Consular da Embaixada de Brasília, nos Consulados Gerais do Rio e de São Paulo, nas linhas aéreas que operam entre os dois países ou nos portos e aeroportos do México.

A isenção também é válida para mexicanos que pretendem entrar no Brasil.