Título: Ninguém assume ajuda para eleger Severino
Autor: Sérgio Gobetti
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/09/2005, Nacional, p. A5

BRASÍLIA Deputados oposicionistas que ajudaram a eleger Severino Cavalcanti (PP-PE) presidente da Câmara para impor uma derrota ao então candidato do governo, Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), querem hoje o seu afastamento. "Não elegemos Severino. Quem provocou a eleição dele foi o presidente Lula", afirmou o líder da minoria na Casa, José Carlos Aleluia (PFL-BA), que atribui a vitória ao governo, que não teria articulado sua base em apoio ao petista. Aleluia disputou a presidência no primeiro turno, mas, no segundo, ajudou Severino. A denúncia de que Severino supostamente recebeu propina mensal constrangeu líderes tucanos e pefelistas. "Eu não votei em Severino!", afirmou exaltado o líder do PSDB na Câmara, Alberto Goldman (SP), quando questionado se os tucanos se arrependeram de terem votado em Severino, em fevereiro.

Na ocasião, Goldman realmente foi um dos poucos tucanos que declararam ter votado em Greenhalgh, mas, estrategicamente, não participou da reunião da bancada do PSDB na madrugada da eleição da Mesa. Na época, ele queria evitar desgaste com a bancada porque disputava a eleição para líder.

Os deputados da Bahia ligados a Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA) ficaram com Greenhalgh. ACM Neto fez campanha para o petista e tentou, sem sucesso, que os pefelistas o apoiassem. "Não compactuei com o apoio a Severino, mas não julgo esse fato. O PFL e o PSDB não podem ser acusados de nada."

Roberto Magalhães (PFL-PE), um dos que votaram em Severino, disse que não se arrepende. "Se Lula pode governar o Brasil, por que Severino não podia ser eleito?"