Título: Polícia Federal faz blitz em 6 endereços de Duda
Autor: Vannildo Mendes e Lisandra Paraguassú
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/09/2005, Nacional, p. A6

A Polícia Federal realizou ontem buscas e apreensões em seis endereços do publicitário Duda Mendonça e de sua sócia, Zilmar Fernandes, em São Paulo e em Salvador. Marqueteiro do Palácio do Planalto, Duda confessou ter recebido recursos do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza originários de caixa dois, como pagamento de dívidas do PT pela campanha eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002. Todo o material recolhido será transferido hoje para Brasília para ser periciado no Instituto Nacional de Criminalísticas, em busca de evidências de que Duda estaria envolvido em esquema de lavagem de dinheiro de origem ilícita, movimentado em paraísos fiscais.

Em depoimento à CPI dos Correios, ele confessou ter aberto uma empresa offshore nas Bahamas para receber as remessas de Valério que chegavam ao exterior mediante uma triangulação com doleiros brasileiros e instituições financeiras em Nova York e Miami.

Em São Paulo, foram vasculhados dois endereços do publicitário no prédio Eagle Point, no condomínio Alphaville. Num deles, fica a sede da Duda Publicidade. No outro, funciona o Centro de Estratégia Política, também ligado ao publicitário. Ainda em São Paulo, a PF recolheu documentos, disquetes e papéis na casa de Zilmar Fernandes no Morumbi.

As buscas foram determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido do procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza.

BAHIA

Na Bahia, houve buscas e apreensões na chácara de Duda, em Camaçari, cidade industrial situada ao norte de Salvador, e num escritório do publicitário que funciona no Farol da Barra, na capital. Outro endereço visitado pelos policiais foi a residência de Duda no edifício Mansão Costa Pinto, no bairro da Vitória. Foram recolhidos computadores, agendas, livros contábeis e outros documentos. Nas seis diligências, a PF usou mais de 50 homens, entre agentes, peritos e auditores da Receita Federal.