Título: Procurador afirma que há 'provas cabais' no inquérito
Autor: Fausto Macedo
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/09/2005, Nacional, p. A9

O procurador da República Pedro Barbosa Pereira Neto deverá endossar o pedido da Polícia Federal sobre a necessidade de prisão de Paulo Maluf. Ele está examinando o inquérito que a PF concluiu sobre US$ 161 milhões que o ex-prefeito teria remetido para contas no Banco Safra de Nova York, por meio de operações do doleiro Vivaldo Alves, o Birigui. O procurador considera que as provas contra Maluf são cabais. Pedro Barbosa é o mesmo procurador que pediu a prisão do ex-prefeito em novembro do ano passado, quando denunciou Maluf pela remessa de US$ 446 milhões para a Suíça. Na ocasião, a juíza Silvia Rocha, da 2.ª Vara Federal, não decretou a prisão do acusado.

Entre os papéis que a PF reuniu agora para pedir a custódia de Maluf estão cópias de 8 mil documentos bancários que o promotor distrital de Nova York, Adam Kaufmann, enviou às autoridades brasileiras. Os extratos foram liberados pela Suprema Corte do Estado de Nova York.

Além de Maluf, seu filho mais velho, Flávio, diretor-presidente da Eucatex, também deverá ter a prisão requerida pelo Ministério Público Federal. Flávio seria beneficiário do dinheiro nos EUA. A PF pediu ainda a prisão do ex-prefeito Celso Pitta (1997-2000).

Desde junho, os Maluf estão sendo grampeados pela PF. O teor das conversas de Paulo e Flávio convenceu a polícia de que ambos trabalham intensamente para destruir ou ocultar provas.

O grampo da PF flagrou Flávio e o doleiro Vivaldo Alves, o Birigui, a quem Maluf acusa de tentativa de extorsão. Eles marcam um encontro no Shopping Iguatemi. Flávio chama Birigui de "amigo". "Não esqueça da nossa conversa, entendeu?", disse Flávio. "Eu te garanto, entendeu? Te garanto o que nós conversamos e a forma, entendeu? É o melhor aí pra você. Te garanto. Confia em mim que tenho certeza do que estou falando."

Relatório da PF informa que Flávio e Vivaldo se encontraram em julho na Rua Oscar Freire, 530, esquina com a Padre João Manoel, nos Jardins. O encontro durou uma hora e meia. Os federais filmaram a chegada de Flávio e, depois, quando ele e o doleiro saíram do prédio.

Com medo de ter sua prisão ordenada, Maluf anunciou ontem que divulgará sua agenda diária. "Eu não vou sair do País, não vou me esconder de ninguém. Vou passar o feriado de 7 de Setembro em Campos do Jordão. Vou estar lá com toda a minha família", adiantou.

Maluf também anunciou outras duas medidas, de caráter político: "Minha saída do PP é irreversível e ano que vem sou candidato de novo." Não revelou, porém, a que cargo vai concorrer e nem o partido que iria abrir as portas para ele.