Título: Berzoini perde votos e esquerda deve impor 2.º turno no PT
Autor: Mariana Caetano
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/09/2005, Nacional, p. A10

O comando petista está certo de que as eleições internas do partido terão segundo turno. Líderes de várias correntes acreditam que o candidato do Campo Majoritário ao comando da legenda, Ricardo Berzoini, sairá vitorioso na votação do dia 18, mas não terá margem para encerrar a disputa, como fez José Dirceu em 2001. Dirceu obteve, então, 55,6% dos votos. A hipótese de segundo turno foi reforçada ontem com o apoio formal do PT de Luta de Massa em São Paulo (PTLM) à candidatura de Valter Pomar, da Articulação de Esquerda. Berzoini é egresso do PTLM e pode perder até 10 mil votos para o adversário no Estado, segundo estimativa do grupo.

Outros três candidatos têm melhores condições de garantir a segunda vaga: Plínio de Arruda Sampaio, da Ação Popular Socialista, Raul Pont, da Democracia Socialista, e Maria do Rosário, do Movimento PT, corrente de centro. Há mais dois candidatos a presidente: Markus Sokol, da tendência O Trabalho, e Gegê, ligado à Central de Movimentos Populares.

Berzoini, que entrou na campanha na semana passada, no lugar de Tarso Genro, corre o risco de enfrentar novas defecções hoje.

Outro grupo, ligado à ex-prefeita Marta Suplicy, decide pelo voto em branco ou "voto crítico" em Berzoini. A decisão será pautada pela disputa do governo estadual em 2006. Berzoini tem sido identificado como aliado do líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante, que, como Marta, é pré-candidato.

"Concluímos pelo apoio a Pomar com o compromisso de que ele apoiará o governo Lula e fará uma transição negociada no PT", disse o vereador Francisco Chagas, candidato do PTLM na capital. O apoio do grupo a Pomar, porém, pode pôr em risco a aliança dos candidatos de esquerda no segundo turno. É o que alerta o deputado Ivan Valente (SP), um dos coordenadores da campanha de Plínio.