Título: Morre o general Octávio Medeiros, ex-chefe do SNI
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/09/2005, Nacional, p. A11

Morreu ontem em Brasília, aos 82 anos, o general-de-brigada da reserva Octávio Aguiar de Medeiros, que chefiou o Serviço Nacional de Inteligência (SNI) no governo do presidente João Batista Figueiredo. O SNI era o órgão de informação do regime militar. Medeiros estava internado no Hospital Santa Lúcia, um dos principais da capital federal, desde que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). Segundo informações do hospital, o general morreu por volta das 18 horas de ontem. Ele morava com a família no luxuoso bairro do Lago Sul, em Brasília.

Medeiros foi um dos oficiais que, em 1964, integraram um grupo que iniciou a transformação do Serviço Federal de Informações e Contra-Informações no SNI. Em 1975, foi nomeado diretor da Escola Nacional de Informações, responsável pela formação de quadros do SNI. Assumiu a chefia do órgão em junho de 1978, substituindo o general João Batista Figueiredo, que iria para a presidência.

O nome de Medeiros chegou a ser especulado para suceder Figueiredo na Presidência da República, mas dois episódios liquidaram a sua pretensão: o atentado do Riocentro, em 1981, e o assassinato do jornalista Alexandre von Baumgarten, em 1982.

O jornalista deixou um dossiê no qual escreveu que, se fosse assassinado, o responsável seria Medeiros, chefe do SNI. O general deixou o SNI em 1985 e assumiu o Comando Militar da Amazônia.