Título: Ibama do Piauí apreende 72 carretas com madeira
Autor: Luciano Coelho
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/09/2005, Vida&, p. A16

O Ibama do Piauí fez a maior apreensão de madeira já registrada no Brasil. Ao todo foram apreendidas 72 carretas carregadas de madeira serrada, pronta para ser usada em construção. São mais de 1,3 mil metros cúbicos de madeira. A quantidade é tanta que o pátio do Ibama não foi suficiente para guardar o produto e foi necessário distribuí-lo entre os pátios da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do quartel do 2° Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) e a reserva Floresta Nacional de Palmares.

O superintendente do Ibama no Piauí, Romildo Mafra, disse que por orientação do Ministério Público Federal foram apreendidas a madeira e as carretas. Os motoristas foram detidos, mas liberados. A carga e o caminhão, no entanto, ficaram retidos. Mafra desconfia que os traficantes desviaram sua rota para o Piauí. A madeira vinha do Pará e do Maranhão.

Foram distribuídos cerca de R$ 500 mil em multas - R$ 500 por metro cúbico de madeira apreendida. O produto será doado para entidades filantrópicas e parte será leiloada, segundo o superintendente. "Pelos nossos registros, esta foi a maior apreensão de madeira serrada do Brasil, madeira destinada à construção.

Eles estavam tentando passar pelo Piauí com notas fiscais adulteradas, de empresas fantasmas e sem licença de transporte de produto florestal. E desviaram a rota por causa do rigor da fiscalização", comentou Mafra.

Segundo o Ibama, o destino da madeira seriam Ceará, Pernambuco, Bahia e Minas.