Título: Pai desiste de pedir eutanásia para garoto
Autor: Priscilla Sales
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/09/2005, Vida&, p. A24

Numa cena digna de filme dramático, Jeson de Oliveira, pai do garoto J., de 4 anos, que está internado com uma doença degenerativa irreversível há cinco meses no Hospital Unimed, em Franca, a 400 quilômetros de São Paulo, anunciou ontem que desistiu de pedir eutanásia para o filho. A desistência ocorreu no meio de uma entrevista coletiva, quando seu advogado, Marcos Antônio Diniz, dava detalhes sobre a ação com o pedido de eutanásia que seria proposta hoje na Justiça. Sem nenhuma explicação, Oliveira levantou-se e saiu do local. Voltou minutos depois com uma carta nas mãos e disse ter sido enviada pela mãe de J., Rosemara dos Santos Souza, que é contra a eutanásia. "O que está escrito aqui me tocou profundamente. É o relato feito pelo meu filho, através de sua mãe, no Dia dos Pais. Só tomei conhecimento dessa carta hoje e quero anunciar que estou desistindo de desligar os aparelhos de J."

Simulou ainda estar vendo uma luz divina que, segundo ele, estaria orientando-o a desistir do caso. "Estou ouvindo o que me diz essa luz. Não quero mais fazer a mãe do meu filho sofrer." Em seguida, levantou-se e foi embora. O advogado pediu desculpas. "Não sabia de nada disso. Até a manhã de hoje, o Jeson mantinha a posição de ingressar com a ação. Estou mais surpreso do que qualquer um."

PRECES ATENDIDAS

Pouco depois da coletiva, no fim da tarde, Rosemara, que estava no hospital com o filho, soube da notícia. Chorando muito, ela atribuiu a mudança de idéia de Oliveira a orações feitas por religiosos de todo Brasil. "Nossas preces foram ouvidas.

Deus finalmente tocou o coração do Jeson." Disse, ainda, que perdoa o ex-marido por ter tentado tirar a vida do seu filho. "Não tenho espaço para raiva no meu coração. Torço para que ele encontre um caminho certo e seja feliz."

Rosemara confirmou o envio da carta a ele, mas em 2003, quando J. ainda estava bem. "Não sei por que ele trouxe isso à tona agora." Ela também agradeceu a ajuda que vem recebendo. "Nunca pensei que as pessoas fossem tão generosas."