Título: Putin não mexe na Constituição e sai em 2008
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/09/2005, Internacional, p. A18

O presidente russo, Vladimir Putin, desmentiu ontem rumores sobre planos de mudar a Constituição para poder disputar um terceiro mandato nas eleições de 2008. Num encontro com acadêmicos e cientistas políticos estrangeiros, Putin afirmou que a Rússia precisa de estabilidade para prosperar. "O melhor caminho para que isso aconteça é não mexer na Constituição", acrescentou.

"Meus planos são deixar o Kremlin em 2008, mas não abandonar a Rússia, o que também é um fator de estabilidade", insistiu o presidente russo.

Pesquisas recentes revelam que a maioria dos russos (60%) elegeria Putin para um terceiro mandato.

O líder russo ressaltou que gostaria de dividir sua experiência e seus conhecimentos com o país. Ele refutou as críticas feitas a seu estilo de governo autoritário, que tem sufocado a dissidência e a oposição. E destacou o êxito da economia russa: "O aumento da renda efetivo da população é de 10% ao ano. Esse é, no meu entender, o verdadeiro pilar da estabilidade."

O chefe do Kremlin, que recebeu o poder das mãos de Boris Yeltsin em 31 de dezembro de 1999, foi eleito presidente da Rússia em pleito realizado em março de 2000 e reeleito em março de 2004.