Título: Lula grava mensagem otimista
Autor: Tânia Monteiro e Leonêncio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/09/2005, Nacional, p. A12

A programação de 7 de Setembro inclui um pronunciamento de seis minutos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à nação, hoje às 20 horas, em cadeia de rádio e TV. No programa gravado na manhã de ontem, Lula tenta demonstrar otimismo, destaca que afastou 47 envolvidos nas denúncias e avalia que, apesar da turbulência política, o governo conseguiu avanços na área econômica. O programa coincide com os 100 dias da crise política, que resultou nas demissões de ministros próximos a Lula, como José Dirceu e Luiz Gushiken, e na queda de popularidade do presidente. Tanto que até as 19h45 o Palácio do Planalto não havia confirmado se ele iria repetir a cena do ano passado de desfilar na Esplanada dos Ministérios no Rolls-Royce aberto da Presidência.

Com receios de protestos de militantes de partidos de esquerda, como PSTU e PSOL, do MST, de sindicatos e de estudantes universitários, o governo federal montou o mais forte esquema de segurança dos últimos anos. Cerca de três mil homens da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e das Forças Armadas vão atuar no esquema de segurança. Bonés, camisetas e cataventos serão distribuídos nas arquibancadas, que têm capacidade para 20 mil pessoas.

Lula viveu uma semana de angústia, segundo auxiliares, diante da possibilidade de receber vaias no desfile militar. Só ontem, diante de notícias positivas na economia, o presidente abriu o sorriso e passou a não temer protestos no evento.

A onda de denúncias atingiu até o principal idealizador das comemorações de 7 de Setembro do atual governo. Foi o marqueteiro Duda Mendonça quem propôs transferir o desfile do Setor Militar Urbano, onde fica o quartel central do Exército, para a Esplanada dos Ministérios. A estratégia era tornar o evento mais popular.

Duda deixou o posto de conselheiro do presidente após admitir, em depoimento na CPI dos Correios, que recebeu dinheiro do exterior para fazer a campanha de Lula à Presidência em 2002.

Nos gramados da Esplanada dos Ministérios foram montados diversos toldos com serviços oferecidos por instituições financiadas com dinheiro público, como SESI.

O objetivo, em tempo de crise, é contentar e animar ao máximo os populares. No local, as Forças Armadas estão apresentando carros blindados e helicópteros. Uma réplica do 14 Bis, o lendário aeroplano de Santos Dumont, também pode ser vista pelos visitantes.