Título: Oposição decide pedir cassação de Severino
Autor: Luciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/09/2005, Nacional, p. A6

Diante das denúncias formalizadas pelo ex-gerente do restaurante Fiorella Izeílton Carvalho à Polícia Federal, cinco partidos de oposição decidiram encaminhar na próxima semana ao Conselho de Ética uma representação contra o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti. PSDB, PFL, PDT, PV e PPS vão pedir a abertura de processo de cassação de mandato por quebra de decoro parlamentar. Em reunião na noite de ontem, eles decidiram esperar até terça-feira a adesão de partidos como PMDB, PSB e PCdoB e da ala esquerda do PT. "Está decidido que vamos entrar com a representação contra o presidente Severino Cavalcanti.

Recebemos solicitação dos partidos e vamos aguardar. Queremos que a representação seja ampla e a ação, rápida. Severino está na contramão da sociedade", disse após o encontro o líder da minoria na Câmara, José Carlos Aleluia (PFL-BA).

A representação será formalizada no máximo até quinta-feira da semana que vem. De acordo com Aleluia, mesmo que Severino se licencie do cargo, o pedido de abertura de processo será mantido. Para Aleluia, não há necessidade de aguardar a conclusão das duas comissões abertas para investigar o caso, a da Diretoria-Geral e da Corregedoria da Câmara. "São sindicâncias de funcionários.

Investigam a formalidade e nós queremos saber da informalidade." O deputado Raul Jungmann (PPS-PE) informou que os partidos de oposição vão estimular a sociedade a se manifestar em favor da abertura de processo contra Severino.

"Os eleitores devem pressionar seus representantes para que haja ampla participação na tomada desta decisão de entrar com a representação no Conselho de Ética", disse Jungmann.

Antes da reunião da noite, a oposição estava dividida quanto à melhor estratégia. Um grupo do PFL preferia adiar um pouco a representação de modo a, segundo a definição de um deles, "criar um clima avassalador que obrigue Severino a deixar a presidência".

Na reunião, prevaleceu a ala que deseja uma ação mais veloz. O foco principal deveria ser a renúncia de Severino e a negociação poderia envolver até a desistência de cassar seu mandato se deixar a presidência da Câmara.

Um problema do adiamento da representação seria o risco de chegarem ao Conselho de Ética os processos de 18 deputados denunciados no relatório parcial das CPIs dos Correios e do Mensalão.

Uma representação tardia contra Severino poderia ir para o fim da fila. Diante de sua disposição de ficar na presidência, o processo pode se arrastar por meses.