Título: Petrobrás inicia testes na Bacia de Santos
Autor: Nicola Pamplona
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/09/2005, Economia & Negócios, p. B6

A Petrobrás inicia em dois meses o teste de produção do poço ultraprofundo da Bacia de Santos, onde encontrou indícios da existência de petróleo leve e gás natural. Nessa fase, a empresa avalia se há volume e pressão suficientes para viabilizar a exploração comercial das reservas. O teste será feito depois que o poço atingir sua profundidade máxima, a cerca de 7 mil metros de profundidade.

O projeto é considerado prioritário hoje na estatal, que acredita ter encontrado uma nova fronteira exploratória no País. Pela primeira vez, a Petrobrás ultrapassou, em águas profundas, a camada de sal que separa a rocha geradora do petróleo brasileiro das reservas conhecidas atualmente.

Especula-se que há grandes reservas de petróleo de boa qualidade e gás natural abaixo dessa camada.

Em duas ocasiões, a Petrobrás comunicou ter encontrado indícios de petróleo e gás com o poço recordista de profundidade no País, que está sendo perfurado no bloco BM-S-10, na porção Norte da Bacia de Santos.

A empresa afirma, porém, que ainda não pode mensurar o tamanho das descobertas, o que só será feito após os testes de produção - procedimento que consiste em extrair petróleo da região por um curto intervalo de tempo, realizando testes de pressão e vazão do poço.

Esta semana, começaram a circular no mercado brasileiro boatos de que a estatal está prestes a anunciar outra descoberta de petróleo leve, desta vez ao norte da Bacia de Campos, já no litoral do Espírito Santo.

A Petrobrás não confirmou os rumores, mas anunciou à Agência Nacional do Petróleo (ANP), só este ano, ter encontrado indícios da existência de petróleo no bloco exploratório BC-60 em três ocasiões. O BC-60 já possui uma província petrolífera batizada de Parque das Baleias, com cinco campos e reservas totais que ultrapassam os 2 bilhões de barris de petróleo. Os reservatórios comprovados, porém, contêm óleo pesado.

Agora, a estatal procura novos reservatórios em uma área mais ao sul do bloco.

De acordo com informações da empresa, o terceiro poço perfurado na região será concluído em até três meses, para depois iniciar o teste de produção.

A Petrobrás continua buscando maiores reservas no bloco BS-400, onde está o Campo de Mexilhão, principal descoberta de gás natural dos últimos anos.

No dia 3 de agosto, a companhia comunicou à ANP ter encontrado mais gás natural no poço. Foi o segundo comunicado de indícios de gás este ano.

No mercado, espera-se que o BS-400 tenha ainda novas descobertas de reservas. O bloco é importante porque tem grandes reservas de gás natural, próximas dos 100 bilhões de metros cúbicos, perto de São Paulo, principal mercado consumidor do País.