Título: Depoimento de empresário é chocante, diz corregedor
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/09/2005, Nacional, p. A6

O corregedor da Câmara, Ciro Nogueira (PP-PI), avaliou ontem que se tornou grave a situação do presidente da Casa, Severino Cavalcanti (PP-PE), diante do relato detalhado feito pelo empresário Sebastião Augusto Buani. "O depoimento deixa o presidente em situação constrangedora, muito difícil", afirmou Nogueira, que coordena uma comissão de sindicância para apurar as denúncias e a quem caberá analisar se houve falta de decoro do presidente da Câmara que justifique um pedido de cassação de seu mandato. "É um depoimento chocante", completou. Nogueira considerou que Severino só poderá continuar no cargo "se for inocente", mas atribuiu ao próprio Severino a decisão de se afastar ou renunciar à presidência da Casa. "Cabe aos parlamentares cassar ou não o mandato, mas o afastamento ou a renúncia é uma questão pessoal", disse Ciro Nogueira. Amigo de Severino, o corregedor, que vem conversando diariamente com o presidente da Câmara, contou que ele nega a acusação.

"Ele disse que é inocente e que não ocorreu nada disso. Vamos esperar ele chegar para esclarecer", afirmou Nogueira, que, no entanto, não havia falado com o presidente depois das declarações do empresário. O corregedor considerou as denúncias graves e defendeu a necessidade de a Câmara dar uma resposta à sociedade.

DEVER

Para ele, o fato de o empresário afirmar que existe um cheque que comprovaria o pagamento a Severino facilitará a apuração do caso. "É uma prova muito forte, se realmente aconteceu isso (o pagamento com cheque)", disse.

Nogueira vai esperar que a cópia do cheque apareça para ouvir formalmente o depoimento de Severino na comissão de sindicância criada pela corregedoria para apurar as denúncias. Além do corregedor, integram a comissão outros dois deputados que têm cargos na Mesa presidida por Severino: o terceiro secretário, Eduardo Gomes (PSDB-TO), e o quarto-secretário, João Caldas (PL-AL).

Considerado um filho por Severino, Nogueira disse estar vivendo um momento muito difícil com a denúncia envolvendo o presidente da Câmara. "É um dos momentos mais difíceis da minha vida, mas tenham certeza de que saberei separar e cumprir o meu dever."