Título: Em João Alfredo, aliados fazem apelo a Padre Cícero
Autor: Vera Rosa e Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/09/2005, Nacional, p. A7

As denúncias contra Severino Cavalcanti estão sendo acompanhadas com muita atenção pelos pouco mais de 27 mil moradores de sua terra natal, João Alfredo (PE). Seus aliados responsabilizam "políticos corruptos que querem prejudicar Severino". Já os adversários avaliam o prejuízo para seus apadrinhados na próxima eleição. O vereador Wilson França, do PP de Severino, já pensa até em organizar uma caravana religiosa para Juazeiro do Norte, no Ceará. "Há muitos devotos do Padre Cícero em João Alfredo. Por isso, acho uma boa hora para pedir ajuda espiritual e ajudar que o nosso deputado consiga provar sua inocência", disse. "Quem conhece Severino sabe que é uma pessoa correta."

Responsável pela coordenação local das campanhas de Severino e seus filhos - o ex-prefeito Severino Júnior, a deputada estadual Ana Cavalcanti e José Maurício, que disputou a prefeitura duas vezes -, França acha que a eventual cassação de Severino seria um desastre. "Tudo de bom nesta cidade foi trazido pelo deputado."

A vereadora Rosa Severina (PP) fez até promessa. "Sou devota de Nossa Senhora das Dores e já tratei de entregar o assunto em suas mãos."

Segundo França, boa parte dos grupos de oração da cidade está dedicando seus encontros ao deputado. Mas o pároco José Ribeiro diz desconhecer o crescimento do movimento religioso pró-Severino. "Não notei nenhum movimento diferente aqui. Mas não me meto nessas coisas de política."

O presidente da Câmara, José Martins (PTB), evitou polemizar. "Nunca votei em Severino, mas não torço por sua desgraça."

Adversário de Severino, o ex-vereador e escrivão de polícia aposentado Afonso Ferreira Gomes foi duro. "Desde que ele assumiu a presidência da Câmara eu sabia que o surgimento das irregularidades era só uma questão de tempo."