Título: Corregedor recomenda ao Conselho de Ética processo contra os 18 deputados
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/09/2005, Nacional, p. A9

O corregedor da Câmara, Ciro Nogueira (PP-PI), decidiu recomendar o envio ao Conselho de Ética do pedido de abertura de processo de cassação contra os 18 deputados citados em relatório parcial das CPIs dos Correios e do Mensalão. O parecer deverá ser aprovado pela Mesa Diretora na terça-feira. O próprio corregedor conversou com os membros da Mesa e obteve o apoio de todos ao parecer. "Por unanimidade encaminharemos a lista para o Conselho de Ética, em respeito às CPIs", afirmou Nogueira.

Apesar do parecer favorável, o corregedor fez algumas críticas ao trabalho das comissões de inquérito. "Eles acham que há subsídios. Eu acho que o trabalho não foi completo. Os parlamentares não foram ouvidos. Apesar disso, vou pedir o encaminhamento", disse. Para ele, o Conselho de Ética ouvirá os deputados acusados.

Até a chegada dos processos ao Conselho, os investigados poderão renunciar ao mandato para fugir da cassação e até se candidatarem novamente no ano que vem. Se perderem o mandato em processo por quebra de decoro, porém, ficarão inelegíveis pelo período de oito anos.

Os deputados Roberto Jefferson (PTB-RJ), José Dirceu (PT-SP), Sandro Mabel (PL-GO) e Romeu Queiroz (PTB-MG) já respondem a processo no Conselho.