Título: Sem a adesão do PT, partidos pedem cassação de Severino
Autor: Denise Madueño
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/09/2005, Nacional, p. A8

Sem a adesão do PT e seus aliados, cinco partidos de oposição - PFL, PSDB, PDT, PPS, e PV - entraram ontem com pedido de cassação do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), no Conselho de Ética da Casa. O processo deverá ter início na próxima semana com a notificação para que Severino apresente sua defesa e a indicação de um relator. Até lá, a Mesa da Câmara, presidida pelo próprio Severino, terá de cumprir o procedimento burocrático de receber o pedido e numerá-lo. O bloco parlamentar de esquerda do PT declarou apoio ao documento, que recebeu também assinaturas de deputados do PMDB que fazem oposição ao governo. A representação contra Severino foi entregue às 16h20, até tumultuando sessão do Conselho de Ética que ouvia o deputado Eduardo Campos (PSB-PE), testemunha de defesa do deputado José Dirceu (PT-SP). Pela manhã, os partidos da base aliada se reuniram para tentar fechar posição, mas não houve entendimento. O PT, que chegou a anunciar que assinaria a representação anteontem, disse formalmente que não recorreria ao conselho.

O PSB, outro aliado, marcou uma reunião da Executiva para ontem à noite. O líder Renato Casagrande (ES) adiantou, no entanto, que o partido não iria se misturar ao PFL e ao PSDB na mesma representação. "Se houver representação do PSB, ela será isolada. Não vamos entrar com pedido junto com o PFL e com o PSDB, que tiveram muita responsabilidade na eleição do presidente da Câmara."

Do lado da oposição, o dia foi também de muita reunião. No PSDB, alguns deputados ponderaram sobre a necessidade de aguardar o resultado da perícia no documento que teria sido assinado por Severino prorrogando a concessão para o empresário Sebastião Buani. Tucanos alegavam certo constrangimento com o fato de o presidente do partido, senador Eduardo Azeredo (MG), ter sido citado como beneficiário de caixa 2 em 1998.

Prevaleceu, no entanto, a decisão de assinar o pedido de cassação, que tem a assinatura dos presidentes dos cinco partidos, exceto o do PSDB, representado pelo procurador Rodolfo Machado Moura. A oposição apresentou 7 argumentos (ver abaixo) para pedir a cassação de Severino.