Título: O Depoimento
Autor: João Domingos e Cida Fontes
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/09/2005, Nacional, p. A9

CAIXA 2: "Nunca tomei conhecimento de qualquer tipo de recurso não-contabilizado. Só vim a saber depois das denúncias na imprensa. Também nunca tive conhecimento de relação de deputados do PT ou de outros partidos que recebiam dinheiro desse esquema."

COMPRA DE VOTO: "Nunca se discutiu troca de apoio por dinheiro. Não houve relação de voto em troca de apoio material."

BASE: "Uma das tarefas mais importantes foi construir a base do governo. Elegemos só três governadores. Tivemos agenda difícil, com reformas, Lei de Biossegurança."

FUNÇÃO: "Assumi o PT com três exigências: não fazer negociação de cargos, não ser seu administrador e não tratar de planejamento e arrecadação. Na presidência não cometi crimes ou irregularidades. Eventuais erros devem ser respondidos na prestação de contas."

LULA: "Tenho confiança, respeito e admiração pelo presidente Lula. Não vou comentar o que disse (no discurso em que pediu desculpas e disse que fora traído)."

CAMPANHA EM SP: "Na minha campanha ao governo tenho certeza de que não houve caixa 2."

RELAÇÃO COM O GOVERNO: "No nosso relacionamento com o governo sempre tivemos discussão intensa sobre a agenda política do partido. Buscamos separar o partido do governo. Tanto é que todos os que foram escolhidos ministros deixaram a Executiva do PT."

MALAS DE DINHEIRO: "Nunca discuti transferência de valores nem malas de dinheiro para o PTB. O PT não tem conta no exterior."

DIRCEU: "Dirceu não tinha conhecimento dos empréstimos em que eu e Delúbio fomos avalistas."

ERROS: "Achamos que poderíamos mudar o Brasil sem mudar a política. A reforma política é fundamental. Essa é uma das lições que o PT deve tirar da crise."

VIDA PÚBLICA: "Afastei-me temporariamente da vida pública por causa de tudo o que aconteceu."