Título: Grupo de Marta não apóia Berzoini
Autor: Guilherme Evelin e Mariana Caetano
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/09/2005, Nacional, p. A11

A candidatura do deputado Ricardo Berzoini (SP) à presidência do PT sofreu novo revés com a decisão de outro grupo ligado à ex-prefeita Marta Suplicy de liberar o voto e não apoiar formalmente nenhum candidato no Processo de Eleições Diretas (PED), domingo. A tendência Coletivo Novo Rumo, integrante do Campo Majoritário, grupo que controla o partido e lançou Berzoini como seu candidato à presidência do PT, resolveu liberar os militantes a votar em candidaturas comprometidas com a defesa do PT e do governo Lula. Essa posição abre a possibilidade de voto, além de Berzoini, nas candidaturas de Valter Pomar, da Articulação de Esquerda, e da deputada Maria do Rosário (RS), do Movimento PT. O prefeito do Recife, João Paulo, que já havia manifestado intenção de apoiar um representante do Campo Majoritário, aderiu à candidatura de Pomar.

Em nota divulgada ontem pelos deputados estaduais Antonio Mentor, Cândido Vacarezza, Carlinhos de Almeida, Donisete Braga, Ítalo Cardoso e Maria Lúcia Prandi, pelo vereador João Antonio e por Rui Falcão, ex- secretário de Governo de Marta, a tendência Coletivo Novo Rumo rejeita as candidaturas a presidente comprometidas com o discurso da "refundação" do PT ou que ameaçam desertar do partido - um veto aos nomes do deputado estadual Raul Pont (RS) e do ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio.

A nota qualifica o movimento de "refundação" do PT- lançado pelo presidente do partido, Tarso Genro, e apoiado por Pont - como "midiático". "Refundar significa afundar mais uma vez", ironiza Vacarezza, para quem a decisão do Coletivo terá a força de sacramentar a realização de segundo turno para a definição do presidente. Embora a tendência não tenha assumido o voto em Pomar, o candidato vem capturando os apoios que têm faltado a Berzoini em São Paulo, todos ligados à ex-prefeita.

A disputa pela indicação da candidatura ao governo estadual em 2006 influenciou a decisão. Berzoini é aliado do senador Aloizio Mercadante que, assim como Marta, quer representar o PT na corrida pelo governo.