Título: Comissão vai entregar dia 1.º relatório sobre Delúbio
Autor: Clarissa de Oliveira
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/09/2005, Nacional, p. A11

A Comissão de Ética do PT prometeu para 1.º de outubro a entrega de um novo relatório referente ao processo disciplinar aberto contra o ex-tesoureiro Delúbio Soares. A versão anterior do documento foi invalidada por uma liminar obtida na Justiça por Delúbio, sob o argumento de que parte dos procedimentos previstos pelo estatuto petista não havia sido cumprida pela comissão. Por causa da liminar, a Comissão de Ética teve de refazer a oitiva de 19 de agosto, para a qual haviam sido convocadas cinco testemunhas de Delúbio, além do tesoureiro José Pimentel e do secretário-geral Ricardo Berzoini.

Na oitiva de ontem, apenas Pimentel e uma das cinco testemunhas compareceram. Além disso, em outra oitiva, de 16 de agosto, foram ouvidas três testemunhas de Delúbio, sendo que esta não foi contestada pela liminar.

O ex-tesoureiro terá 72 horas para fazer a conferência e comentar os documentos.

Depois disso, passa a correr prazo de 10 dias para que apresente suas alegações finais. Por volta do fim deste mês, a Comissão de Ética entregará o relatório à Executiva Nacional do partido.