Título: Prioridade do Unicef será nova campanha antiaids
Autor: Karine Rodrigues
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/09/2005, Vida&, p. A17

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) vai lançar, em 25 de outubro, uma campanha mundial para ajudar crianças e mulheres soropositivas e com aids. Maior prioridade da instituição para os próximos cinco anos, a iniciativa envolve investimentos de US$ 3,3 bilhões em ações para reduzir a transmissão vertical (de mãe para filho) e tratamento pediátrico para impedir infecções oportunistas. Estão previstas atividades de prevenção e informação e ainda oferta de serviços básicos de educação, saúde, nutrição e apoio psicossocial para 16 milhões de crianças até 2010. Estimativas do Unicef indicam que 99% do meio milhão de crianças afetadas pela doença não têm acesso a tratamento e 70% delas estão desassistidas de informações e serviços essenciais para a prevenção do HIV/Aids. A situação também é dramática entre as grávidas infectadas: apenas 10% conseguem remédios para evitar a transmissão vertical.

"As crianças não têm representação como outros grupos vulneráveis à doença", ressaltou a representante do Unicef no Brasil e presidente do Grupo Temático do Programa das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) no País, Marie-Pierre Poirier.

A campanha Crianças e HIV/Aids: Unidos pelas crianças contra a Aids tem entre suas metas reduzir em 75% o número de crianças infectadas por meio de transmissão vertical até 2015, além de diminuir em 50% as novas infecções em adolescentes.

Em entrevista exclusiva ao Estado, Marie-Pierre detalhou que, na primeira fase, serão priorizados países que se destacam pelas taxas de incidência ou tendências de crescimento da doença ou pelas iniciativas bem-sucedidas no enfrentamento da pandemia, como China, África do Sul, Rússia e Brasil, onde o movimento global será lançado em 23 de novembro. "O Brasil está comprometido com a luta contra a aids. É exemplo para o mundo."