Título: Serra sugere afastamento, para 'não corroer ainda mais' imagem dos políticos
Autor: Denise Madueño
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/09/2005, Nacional, p. A6

O prefeito José Serra (PSDB) disse ontem que a denúncia do empresário Sebastião Buani justifica o afastamento imediato do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE). "Seria melhor para a democracia e para o parlamento se ele se afastasse logo", sugeriu. "Há elementos suficientes para isso. A permanência dele tende a corroer ainda mais o conceito da classe política junto à população, que já está muito baixo." Serra evitou comentar o papel do PSDB na ascensão de Severino ao posto máximo da Câmara - os tucanos votaram em massa no deputado pernambucano, no segundo turno das eleições da Casa, ajudando a derrotar o candidato do PT, Luiz Eduardo Greenhalgh (SP). "Independentemente do que aconteceu no passado, apareceram fatos comprometedores e, diante desses fatos, todo mundo define ou redefine suas posições", disse Serra, durante almoço da Associação dos Dirigentes e Marketing do Brasil (ADVB).

Em Belo Horizonte, o governador de Minas, Aécio Neves, disse que as acusações contra Severino são "extremamente graves" e tornam o Legislativo ainda mais frágil. Ele destacou que "não podem pairar dúvidas" sobre a conduta do presidente da Câmara - cargo que ocupou no final do governo Fernando Henrique Cardoso.

Como Severino não parece disposto a se afastar, Aécio ressaltou: "É preciso que, mesmo com a presença dele, isso não signifique que as apurações não possam ocorrer. Acho que o Congresso pode, de forma suprapartidária, avançar nessas investigações de forma absolutamente célere, rápida."