Título: Wagner culpa sistema por 'tropeços' do partido
Autor: Elizabeth Lopes e Clarissa Oliveira
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/09/2005, Nacional, p. A9

O ministro de Relações Institucionais, Jacques Wagner, reagiu às críticas do senador Pedro Simon (PMDB-RS) dizendo que está entre aqueles que nunca defenderam o PT como "partido dos puros". Afirmou, ainda, que a legenda sofre por causa dos "tropeços" de alguns de seus integrantes, mas alegou que parte das dificuldades são resultado do sistema político: "Foram capturados por um sistema pré-existente, viciado." "Sou daqueles que nunca acharam que o PT, desde a nossa fundação, era um partido dos puros. Acho que os partidos não se dividem por aí. Eu acho que as questões de ética e conduta moral são precedentes à filiação partidária", disse Wagner, no mesmo debate onde Simon defendeu a limpeza do PT, na Fiesp. "Reconheço em todos os partidos gente boa e ruim, no meu inclusive."

O ministro concordou com a necessidade de se fazer uma limpeza no PT e defendeu o afastamento dos petistas envolvidos em denúncias, desde que comprovadas as irregularidades. "É evidente que há internamente uma tensão e acho que tem de haver uma rediscussão sobre procedimentos."

ATAQUE

Reação mais dura teve o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP). Para ele, Simon representa "um folclore brasileiro", que deve ser respeitado "pela idade e até pela seriedade". Mas ressaltou: "Nem tudo o que o Pedro Simon fala podemos levar ao pé da letra, pois é um poeta." Apesar do tom da resposta, o deputado petista avaliou que a crítica do senador "não foi tão grande assim".