Título: Palocci diz que vai devolver o que foi gasto pelo partido
Autor: Mariângela Gallucci
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/09/2005, Nacional, p. A10

O ministro da Fazenda, Antônio Palocci, informou ontem, por meio de sua assessoria, que solicitou ao PT informações sobre 'eventuais pagamentos' de passagens aéreas feitas pelo PT para familiares dele no final do ano de 2002, logo após a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na nota, o ministro diz ter pedido também que o partido dê informações 'sobre a forma e a legalidade desses procedimentos (pagamentos de viagens)', dos quais diz não ter tido 'conhecimento pleno'. Na edição de domingo, o Estado revelou que o PT pagou viagens de filhos, noras, um genro e uma neta do presidente Lula e passagens e estadas para a esposa e filha de Palocci, no final de 2002, quando se fazia a transição de governo. Toda a despesa - que foi paga com recursos do Fundo Partidário, financiado com recursos públicos - está registrada em notas fiscais, recibos e cheques anexados à prestação de contas do PT ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), feita em 2003.

Na nota, Palocci afirma que irá devolver ao partido as despesas pagas para seus familiares, tão logo obtenha as informações pedidas ao PT. 'Independente da avaliação de legalidade dos mesmos, o ministro considera correto restituir as despesas pagas pelo partido que possam ter qualquer dúvida de correção, o que fará assim que obtiver as informações solicitadas'.

O presidente do PT, Tarso Genro, pediu um levantamento nas contas partidárias para esclarecer a questão, mas avisou: 'Se o partido cometeu tal irregularidade, ela é do partido, não do presidente'. Acrescentou que o uso do fundo partidário para pagamento das passagens aéreas é 'uma questão financeira e contábil da Executiva anterior' do PT.