Título: 'Nada melhor que vivermos consolidando a democracia'
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/09/2005, Nacional, p. A10

Em discurso no Palácio Nacional da Cultura, nesta capital, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que não há nada melhor do que viver consolidando o processo democrático. Tendo a seu lado o presidente guatemalteco, Oscar Berger, Lula defendeu a ajuda do Brasil a outros países da América Latina nas áreas comercial e tecnológica e lembrou ter conhecido muitas personalidades que atuaram contra o regime ditatorial e pela democracia deste país centro-americano. "Ao longo de minha vida política, conheci muita gente da Guatemala, e estou feliz por estar num país da América Central em que tenho muitos amigos e que pode, definitivamente, mostrar ao mundo que, por mais difícil que sejam não tem nada melhor que vivermos consolidando o processo democrático em nossos países", afirmou Lula.

Ele se referia ao fato de que a Guatemala vive um processo de consolidação democrática depois de enfrentar uma guerra civil que durou 36 anos e que custou a morte de 100 mil cidadãos. O conflito terminou em 1996.

No discurso lido, que durou dez minutos, o presidente brasileiro afirmou, ainda, que o Brasil tem experiências boas e exitosas para apresentar à Guatemala e, ao mesmo tempo, tem muito o que aprender com o país centro-americano. "Finalmente, chegamos à América Central", disse Lula. "O Brasil, que tem uma economia maior do que a de outros países do continente, tem compromisso de partilhar com nossos irmãos da América Latina seus conhecimentos em ciência e tecnologia, capacidade produtiva e tecnológica de empresas e agricultura", observou.

Ele disse que o Brasil pode estabelecer parcerias para contribuir para que os demais países latino-americanos ofereçam melhores condições de vida a suas populações. Lula destacou, ainda, que se emociona toda vez que fala sobre o combate à fome e à pobreza.

Já em seu discurso, o presidente Berger lembrou que é a primeira vez que um presidente do Brasil visita a Guatemala. "O Brasil ocupa um lugar de destaque no cenário internacional, e a política do Sr. (Lula) é muito respeitada", afirmou.

Após os discursos, Lula depositou uma rosa no Monumento à Paz, no interior do Palácio, erigido ao término da guerra civil. Em seguida, reuniu-se com o presidente Berger, no Palácio Nacional da Cultura, e ministros dos dois países e participou do encerramento de um fórum de combate à fome e à pobreza que tem o apoio das Nações Unidas. Hoje, ele participa de encontro com empresários brasileiros e guatemaltecos.