Título: Denúncias não afetaram vendas da Schincariol
Autor: Carlos Franco
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/09/2005, Economia & Negócios, p. B5

As denúncias de sonegação fiscal que recaíram sobre o Grupo Schincariol, de Itu (SP), há dois meses, não afetaram as vendas da cerveja Nova Schin. Os dados divulgados ontem aos fabricantes pelo Instituto AC Nielsen mostram que o grupo tem mantido sua participação nas vendas, assim como a publicidade, reforçada com novo filme da campanha "Cérebro", criada pela agência Fischer. Tanto que de uma participação de 13,3% do mercado em julho encerrou agosto com 13,1%, ou seja, uma queda tão pequena que o movimento é considerado estável por analistas. Em segundo lugar, no mercado de cerveja que movimenta R$ 10 bilhões por ano no País, o Grupo Schin está à frente dos canadenses da Molson, dona das marcas Bavaria e Kaiser, que registraram participação de 8,4% no mês passado ante 8,5% no mês anterior. A Molson, apesar de todos os esforços e do investimento em propaganda, vem perdendo mercado, mês a mês este ano. O fraco desempenho no País tem refletido na matriz, que tem demonstrado preocupação com a cervejaria, que nasceu de aquisições. Primeiro, a marca Bavaria, depois a Kaiser que, juntas, chegaram a responder por mais de 20% do mercado brasileiro.

Já a AmBev, líder de mercado e dona de marcas como Brahma, Antarctica, Skol e Bohemia, manteve a folgada liderança com 68% do mercado em agosto ante 68,1% em julho. Quem apresentou crescimento foram as pequenas cervejarias, que passaram de uma fatia de 8,4% do mercado para 8,8% em agosto.