Título: Investidor será chamado a ampliar Gasbol
Autor: Nicola Pamplona
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/09/2005, Economia & Negócios, p. B4

RIO - A Agência Nacional do Petróleo (ANP) prepara uma chamada pública para expansão do Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol). A idéia é convocar interessados em investir na ampliação da capacidade do duto, para evitar problemas de abastecimento de gás natural no País a partir de 2008. O processo será aberto a qualquer interessado e não apenas à Petrobrás, que já anunciou a intenção de aumentar a capacidade de transporte do Gasbol dos atuais 30 milhões para 34 milhões de metros cúbicos por dia. "Já existem estudos que permitem afirmar que o mercado vai passar por uma situação de constrangimento no suprimento de gás e qualquer decisão tem de ser tomada hoje para dar tempo do investimento ser feito", disse o superintendente de movimentação de gás natural da ANP, Cesário Cecchi. A agência espera apenas finalizar a regulamentação de livre acesso a gasodutos no País para iniciar a ampliação do Gasbol.

A ampliação já foi negociada pela ANP há três anos, mas o projeto foi suspenso pela frustração da estimativa de demanda após o racionamento de energia. Na ocasião, empresas brasileiras e multinacionais pediram mais 67 milhões de metros cúbicos por dia. A agência, porém, definiu que 20 milhões seriam suficientes e os interessados teriam de disputar esse volume.

Segundo o diretor da ANP Victor Martins, ainda não é possível estimar o volume da nova ampliação: "Quem decide é o mercado". Para Cecchi, a chamada pública tem a vantagem de trazer outros supridores de gás para o País. Atualmente, além da Petrobrás, apenas a BG importa gás pelo Gasbol, para entrega na Comgás, onde tem participação acionária.

A ANP fez ontem a última audiência pública para a elaboração da portaria de livre acesso a gasodutos no Brasil. A tendência é que o texto mantenha exclusividade de quatro anos para o construtor do duto, período em que nenhuma outra empresa poderá usar a tubulação.