Título: Petrobrás exige cotação de fornecedor nacional
Autor: Kelly Lima
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/09/2005, Economia & Negócios, p. B4

RIO - A Petrobrás decidiu tornar obrigatória em seus próximos contratos a cotação com fornecedores nacionais. A medida foi aprovada em reunião de diretoria realizada anteontem, segundo informou o diretor-financeiro da companhia, Almir Barbassa. A medida foi comemorada pelo setor, pois garante à indústria nacional e prestadores de serviços do setor maior competitividade no atendimento à estatal.

Segundo Barbassa, a regra valerá para "absolutamente todos os contratos" a partir de agora. Até essa decisão, segundo ele, havia apenas uma recomendação e não a obrigatoriedade da cotação com os fornecedores locais.

"Obviamente, as empresas não serão obrigadas a contratar fornecedores nacionais ou cotar só com eles. Poderão cotar com estrangeiros, mas sem excluir os nacionais", disse o executivo, que participou de encontro com fornecedores na Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip).

CAPTAÇÃO

Segundo Barbassa, a Petrobrás pretende repetir a captação de R$ 200 milhões no mercado interno, que será concluída até outubro, para a construção de quatro prédios de sua sede em Macaé. A operação, iniciada na última segunda-feira, está sendo realizada pela Rio Bravo Securitizadora, por meio da emissão de certificados de recebíveis imobiliários.

"A captação da Rio Bravo visa ao desenvolvimento do mercado doméstico e é um objetivo antigo da Petrobrás. Estamos fazendo essa primeira (operação) e, se funcionar bem, vamos buscar no futuro outras oportunidades", disse Barbassa, após participar de evento promovido pela Onip.