Título: Embratel aposta na telefonia local
Autor: Renato Cruz
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/09/2005, Economia & Negócios, p. B12
Ao 40 anos, completados ontem, a Embratel enfrenta um desafio. A empresa precisa provar que é diferente das americanas AT&T e MCI, que foram absorvidas por companhias locais, e retomar o caminho do crescimento, ante um mercado de longa distância que encolhe por causa da competição forte e da tecnologia de voz sobre protocolo da internet (IP, na sigla em inglês). "A oportunidade está na telefonia local, principalmente para empresas", afirmou o presidente da operadora, Carlos Henrique Moreira. O foco nas empresas não quer dizer que o mercado residencial foi esquecido. Ainda este ano, a Embratel planeja lançar um serviço de telefonia em parceria com a Net, que hoje tem a Telmex, dona da Embratel, em seu bloco de controle. Além disso, a empresa está realizando uma grande compra de equipamentos de rede para o Livre, telefone fixo sem fio que sucedeu os produtos da Vésper, comprada pela Embratel. "Tanto a telefonia com a Net quanto o Livre são produtos de nicho", afirmou Moreira. "Para lançarmos produtos de massa, precisaríamos construir redes de cobre, o que não faz sentido." O Livre tem 600 mil clientes e o executivo acredita que há potencial para dobrar.
Este ano, os investimentos da Embratel devem atingir R$ 1,3 bilhão, sendo boa parte destinada a substituir os satélites B1 e B2, cuja vida útil está perto de chegar ao fim.
A Embratel vive sua primeira fase. A primeira, como estatal, aconteceu de 1965 a 1998, quando houve o leilão do Sistema Telebrás. A operadora foi responsável por implementar o projeto de integração nacional durante os governos militares. Não é por acaso que a Rede Globo, a primeira rede de televisão de fato do País, também acabou de completar 40 anos. A Embratel serviu de infra-estrutura para sua formação e expansão, fato reconhecido no livro Jornal Nacional: A História Faz Notícia (Editora Jorge Zahar).
Em 3 de março de 1969, a Embratel promoveu a primeira transmissão comercial de televisão via satélite no País, mostrando o lançamento da nave Apolo IX. No mesmo ano, em 16 de julho, foi transmitida a chegada do homem na Lua. A TV colorida estreou, via Embratel, em 1972. A Embratel foi a responsável pela chegada da internet comercial no País, em 1995.
A segunda fase da empresa foi de 1998 a 2004, quando esteve sob controle da MCI WorldCom. Com os problemas financeiros da controladora americana, a Embratel passou por um período de subinvestimento, perda de mercado e endividamento alto. Desde o ano passado, quando a Telmex assumiu a companhia, começou a terceira fase. "Já terminamos de colocar a casa em ordem", afirmou Moreira.