Título: Seguranças controlam faixas e barram manifestantes
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/09/2005, Nacional, p. A4

MACEIÓ - Os seguranças do Palácio do Planalto abriram e leram todas as faixas levadas para a inauguração do novo aeroporto de Maceió, barrando quem pretendia protestar contra o governo. O Estado registrou o momento em que um dos seguranças, que se apresentou como "chefe de todo o esquema", leu atentamente a bandeira de uma simpatizante do governo que queria acesso à área reservada ao público. Obviamente, ela entrou. Pior para os mais de 100 manifestantes do PSTU e de sindicatos locais que pediam "fora Lula". O grupo acompanhou a solenidade a cerca de 200 metros da área reservada aos simpatizantes do governo. "Fora já, fora já daqui/Lula, palhaço do FMI", gritavam os manifestantes, usando nariz de palhaço. Eles também pediam a saída do PFL, PSDB e de todo o Congresso. Outro grupo, formado por representantes do Sindicato dos Urbanitários e do PCB pediam o combate à corrupção, mas sem o afastamento de Lula. "Quem pede a saída do presidente apóia a direita", disse Conceição Freire, integrante do sindicato. "Queremos o afastamento de Lula e de todos os outros", reagiu o militante do PSTU Alexandre Fleming.

Sobrou até para o PSOL, partido da senadora Heloísa Helena, que não mandou representantes para reforçar o coro contra Lula. "Quem diria, PSOL apoiando a burguesia", dizia a faixa de um militante da ultra-esquerda. O senador Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, que aniversariou ontem, teria pedido como presente a Heloísa Helena que não organizasse manifestações contra o governo.

Os manifestantes vaiaram todas as autoridades que discursaram. Só fizeram silêncio em alguns trechos do discurso de Lula. O Planalto voltou a manter a imprensa afastada das autoridades. Só quando o presidente embarcou para Brasília é que os repórteres puderam ter acesso a autoridades.