Título: Musa do impeachment se diz desapontada
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/09/2005, Nacional, p. A4

MACEIÓ - Musa do impeachment em 1992, Tereza Collor foi a sensação ontem da solenidade de inauguração do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. Usando óculos escuros, casaco rosa, vestido bege e sandálias coloridas, a ex-cunhada de Fernando Collor disse que está desapontada com os escândalos do governo Lula. "É muito triste você rever uma história que passou tão recente", afirmou. "Falta vergonha em muita gente." Tereza ponderou, no entanto, que Lula e o ex-presidente Collor têm origens e histórias "completamente" diferentes. E advertiu: "Cada caso é um caso, Collor tinha dois 'l', Lula pode ter dois também. Não sou congressista para julgar, mas todos nós brasileiros estamos desapontados com tudo isso." Secretária extraordinária de Fomento do governo de Alagoas, Tereza deixou bem claro que o papel de musa da crise, que ela teve no início dos anos 90, não foi ocupado por nenhuma Fernando Karina ou Diana Buani. "Olha, a musa do mensalão está representada por todas as mulheres do Brasil que questionam", disse. "Realmente, não há uma mulher que tenha tomado a frente para defender essa bandeira."

Durante todo o evento, Tereza ficou longe de Lula. Mas afirmou ter percebido um momento em que o presidente olhou para ela. "Só espero que tenha mesmo punições como ele falou", disse. Ela avaliou que a situação atual é diferente do processo que resultou no afastamento do seu ex-cunhado. Tereza disse ter feito o que achava correto e que faria tudo de novo, mas com maturidade. "Naquele momento vesti a camisa e defendi o que achava certo", ressaltou. "Ali foi um caso que só tinha duas pessoas: Pedro, que encabeçou tudo, e eu, que estava solidária. Fui com ele numa batalha solitária."

Ela relatou que, depois do impeachment, só encontrou o ex-cunhado uma vez. Foi no saguão do antigo aeroporto de Maceió. "Só o cumprimentei civilizadamente, formalmente", contou. Gentil e sorridente, Tereza andou pelo novo aeroporto para atender a pedidos de fotógrafos. Ainda fez propaganda das praias de Alagoas. "Graças a Deus, aqui tem sol, um povo carinhoso e belezas naturais", disse. Acompanhada do marido, o empresário Gustavo Halbreich, Tereza sorriu ao receber um cumprimento de um jornalista que cobriu o caso Collor: "A senhora continua muito bonita."