Título: 'Mosca azul já mordeu muita gente'
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/09/2005, Nacional, p. A6

MACEIÓ - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou ontem a ânsia de partidos e deputados da base aliada em deflagrar a batalha pela cadeira do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), antes do desfecho do caso. Em conversa com aliados em Maceió, Lula advertiu que a crise no Congresso está aberta e não é hora de tornar pública a ambição por um dos postos mais importantes da República. "A mosca azul já mordeu muita gente na Câmara", disse. Lula usa todos os gestos e atos para tentar acabar com a crise, avaliam auxiliares. No discurso que fez em Maceió, o presidente voltou a dizer que acredita no fim da turbulência política. "Estou otimista. Daqui para frente, tudo será diferente." Em entrevista na Cidade da Guatemala, nesta semana, ele já havia dito que a crise estava no fim.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou, em entrevista, que Lula e os partidos da base de apoio ao governo ainda não discutem nomes para substituir Severino, acusado de receber propina do dono de um dos restaurantes da Câmara. Na avaliação de Renan, a definição de um nome agora só prejudicaria o desfecho da crise. "Não há vacância no cargo", observou. "Ninguém discute nomes, pois tanto o presidente Lula como os partidos não sabem o que vai acontecer."

Renan disse, porém, que o nome do deputado Michel Temer (PMDB-SP), é cogitado no partido. "Não podemos queimar etapas", ponderou. "Michel é sempre lembrado, pois já ocupou o cargo, mas não sei se será (o substituto), afinal, o processo de (sucessão) não começou."