Título: Jefferson diz que vai livrar Dirceu
Autor: Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/09/2005, Nacional, p. A7

BRASÍLIA - O ex-deputado Roberto Jefferson anunciou ontem que vai retirar o pedido de cassação protocolado pelo PTB no Conselho de Ética contra o seu principal desafeto, o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu. "Cansei. Chega de ódio", afirmou. "Não quero ser responsável por um processo de cassação igual ao que fui submetido. O nome de Dirceu já está na lista da CPI." O pedido foi encaminhado pelo presidente em exercício do partido, o empresário Flávio Martinez, quando Jefferson já estava afastado do comando partidário. Anteontem, o ex-deputado já havia anunciado a retirada de outro pedido, contra o líder Sandro Mabel (PL-GO).

Jefferson também voltou a denunciar um suposto acordo para impedir novas cassações. Para ele, a decisão da CPI dos Correios de não chamar para depor Adhemar Palocci, irmão do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, reforça a tese de acordo entre PT e PSDB.

"O PSDB recuou na convocação. O ministro até ameaçou sair. Eles querem acabar o mais rápido possível com o problema. E, em troca, o nome do senador Eduardo Azeredo não aparece no relatório final da CPI e não há investigação sobre os fundos de pensão, que atingiriam os tucanos também", disse Jefferson. "Ninguém quer mais que vá adiante. Ano que vem tem eleição e vai ser tudo igual, igualzinho."

O petebista resolveu escolher novo alvo para seus petardos. Desta vez, sobrou para o relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR). "Ele vivia de lobby e hoje é o rei da ética", disse, acrescentando que Serraglio cuidava em Brasília dos interesses de prefeitos da região oeste do Paraná. "Ele era remunerado com dinheiro público."

REAÇÃO

PT e PSDB negaram existência de acordo para abafar as investigações em curso no Congresso. Por nota, o líder do PSDB na Câmara, Alberto Goldman (SP), afirmou que "não há nem nunca houve" nada nesse sentido.

Integrante da CPI dos Correios, o deputado Maurício Rands (PT-PE) disse que Jefferson está fazendo "discurso ressentido". "Ele está fazendo o percurso de sua retirada de cena. Não há acordo para abafar nada."

O relator Osmar Serraglio também respondeu aos ataques de Jefferson: "Nunca fiz lobby. Antes de ser deputado devo ter vindo a Brasília no máximo três vezes."