Título: PSOL ganha registro definitivo e estréia com o número 50
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/09/2005, Nacional, p. A14

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu na quinta-feira por unanimidade o registro definitivo do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Agora, a legenda presidida pela senadora Heloísa Heloísa é a 29.ª agremiação política com registro nacional. O PSOL terá o número 50 nas eleições gerais do ano que vem. Para obter o registro, o PSOL apresentou documentos comprovando o apoio à legalização da agremiação por mais de 450 mil eleitores de dez Estados. A partir de agora, a legenda poderá participar das eleições, da propaganda eleitoral gratuita e receber recursos do Fundo Partidário. O PSOL abriga dissidentes do PT que pertenciam a correntes da esquerda do partido. Na Câmara, Babá (PA) e Luciana Genro (RS) são os expoentes da bancada. O partido, agora legalizado, pretende atrair mais petistas incomodados com o envolvimento do partido nas denúncias do mensalão. Estimativas indicam que até cinco deputados poderiam migrar para o partido da senadora.

Heloísa Helena, uma das personagens mais visíveis da CPI dos Correios, ganhou notoriedade com seu discurso de oposição radical ao governo.

Segundo o partido, pesquisa Ibope realizada na segunda quinzena de agosto mostrou que, na sondagem espontânea à Presidência, Heloísa aparece com a preferência 13% entre os que têm renda familiar acima de dez salários mínimos e com 11% entre os que detém de cinco a dez salários.