Título: Bandido se refugia em prédio e provoca pânico
Autor: Roberta Pennafort e Alexandre Rodrigues
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/09/2005, Metrópole, p. C1

A caçada a Pedro Dom deixou em pânico moradores dos dez apartamentos do edifício da Lagoa usado como refúgio pelo assaltante. Eles foram acordados às 2h30 com o tiroteio iniciado na saída do Túnel Rebouças, perto do prédio. Surpreendidos com a notícia de que o criminoso estava no edifício, acompanharam tudo aterrorizados, trancados nos apartamentos. Pedro Dom foi morto na porta da tradutora Cristina Bazan, de 60 anos, que mora há 29 no prédio. "Ouvi os tiros na rua e fiquei no quarto com minha filha. Quando parava, olhava na janela. Logo surgiram policiais", contou. "Entendia frases soltas e ouvi quando disseram que entrariam no prédio atrás de alguém. Tranquei as portas e fiquei no quarto. Ouvi tiros cada vez mais próximos, primeiro no playground e depois no corredor."

Ao escutar tiros perto da sua porta, Cristina ficou em pânico. "Quando mataram, eu soube porque o meu cachorro correu para a porta. Acho que sentiu o cheiro do sangue. Olhei no olho mágico e o chão estava vermelho. Não saí, porque fiquei com medo que ainda tivesse alguém. Só ouvi quando a polícia disse: agora acabou." Na manhã de ontem, ainda havia sangue no corredor, nas escadas e na lixeira, onde o bandido se escondeu. Também era possível ver as marcas de bala nas paredes.

Os moradores não sabem como Pedro Dom entrou no prédio, já que o vigia disse não tê-lo visto. Uma das hipóteses é a de que ele saltou o muro do prédio vizinho e pulou pelo playground para alcançar as escadas.

Quando viu a movimentação da polícia, a jornalista Maria Vargas interfonou para o vigia. "Ele disse que não tinha visto ninguém entrar, para eu ficar tranqüila. Não imaginávamos que o bandido estava mesmo no prédio", disse Maria. "Os policiais entraram às 3h30 e começaram a vasculhar cada andar. Começou o tiroteio. Ouvi cinco tiros. Os policiais do lado de fora vibraram quando um gritou: pegamos. Às 4h30, o corpo foi retirado."