Título: Órgãos de defesa esclarecem questões sobre o aumento
Autor: Adriana Dias Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/09/2005, Vida&, p. A22

Qual porcentual está em vigor atualmente? Graças a liminares do Ministério Público Estadual de São Paulo, os consumidores da Sul América continuam pagando mensalidades com reajuste de 11,69%. E os consumidores da Bradesco, reajustes de 15,67%. Segurados da Sul América no Rio de Janeiro e na Bahia também continuam pagando mensalidades de 11,69%. De outros Estados, vão pagar por enquanto os valores determinados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS): 26,10% para a Sul América e 25,80% para a Bradesco.

O que faço se receber uma cobrança com valores diferentes? E com os boletos anteriores?

Nos Estados sem liminar, os segurados receberão boleto com os reajustes da ANS. Os segurados que optaram até então pelo pagamento de mensalidades anteriores com índice de 11,69% receberão nos próximos boletos cobrança da diferença. Consumidores de Estados com liminar podem seguir recebendo dois boletos até que a ação seja julgada em última instância.

Se não concordar em pagar o valor determinado pela ANS, o que devo fazer?

Até o julgamento final, as liminares podem cair e outras podem entrar em vigor. O consumidor pode até lá fazer pagamentos extrajudiciais. O modelo do documento e as dicas de como devem ser feitos estão no site www.proteste.org.br. O consumidor pode ainda procurar a Fundação Procon (www.procon.sp.gov.br).