Título: Suplente assume e rebate acusações sobre fraude
Autor: Mariangela Gallucci
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/09/2005, Nacional, p. A6

SUS: O médico Fernando Antônio Folgado Gonçalves (PTB-RJ), de 49 anos, assumiu ontem a vaga deixada por seu colega de partido, Roberto Jefferson, que foi cassado. Chegou à Câmara se defendendo de acusações. Gonçalves apresentou um certificado do Judiciário de que "nada consta contra ele". O médico foi processado sob acusação de ter fraudado o Sistema Único de Saúde (SUS) quando atuava no Hospital Escola São José, em Mesquita, cidade metropolitana do Rio. A Justiça Federal de Meriti chegou a condená-lo em 2004 a um ano e oito meses de prisão. A pena foi revertida em serviços comunitário e multa. Como o crime já havia prescrito, a ação foi arquivada.

Após assumir uma das 513 cadeiras da Câmara, Gonçalves foi até o apartamento do colega cassado, na Asa Norte. Chegou à casa de Jefferson no meio da tarde e ficou por cerca de uma hora. "Não tenho problema algum", assegurou. "Veio o processo, sofri a condenação e depois o juiz mandou arquivar."

Sobre a visita a Jefferson, disse apenas que veio "abraçar" um amigo. E que não se sentia confortável em assumir a vaga deixada por ele. "Não é agradável. Não é a forma que eu queria assumir. Mas é meu dever e vou cumprir meu papel."