Título: Isenção de imposto para avião favorece a Embraer
Autor: Márcia De Chiara
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/09/2005, Economia & Negócios, p. B6
A isenção de ICMS para aeronaves fabricadas no Brasil, anunciada ontem pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi feita sob medida para a Embraer. Por conta do ICMS, que é zero no caso de importação de aviões, e da falta de financiamento em real, hoje é mais vantajoso para as empresas aéreas brasileiras importar do que comprar da Embraer. O anúncio da redução do ICMS vem se somar a uma linha de financiamento para a aquisição de aeronaves nacionais que está sendo formatada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e deve ser anunciada até novembro.
A primeira empresa a adquirir uma aeronave da Embraer deverá ser a TAM. Até o fim do ano, a empresa deve anunciar se continuará atuando no segmento regional, com aviões de 100 lugares. Se a decisão for positiva, a empresa trabalha com duas opções para substituir seus Fokker 100: o Embraer 190 ou o Airbus A318.
Executivos da TAM já afirmaram que o Embraer é uma avião tecnicamente excelente, mas, sem resolver as questões de ICMS e de financiamento, ele fica anticompetitivo. "Foi um medida acertada", comentou o presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, sobre a isenção do ICMS.