Título: Detidos 8 em Minas por levar ilegais para os EUA
Autor: Marcelo Godoy
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/09/2005, Metrópole, p. C1

Como parte da Operação Canaã, a Polícia Federal prendeu em Ipatinga, no Vale do Aço, oito suspeitos de integrar quadrilha especializada no envio ilegal de brasileiros e estrangeiros radicados no País para os Estados Unidos, México e Europa. As prisões foram feitas com base em mandados expedidos pelo juiz Fernando Marcelo Mendes, da Justiça Federal de Guarulhos (SP). Sete presos foram apontadas pela PF como agenciadores de emigrantes ilegais: José Geraldo Jorge, o Russo; Wagna Fernandes de Matos; Márcio Gomes; Leandro Fernando; Alessandra Melo; Marcelo Oliveira e Estanislau Flávio de Assunção Costa, o Silau. Hery César de Miranda é acusado de ser falsificador.

De acordo com o delegado Alexandre Leão, chefe de Comunicação da PF em Minas, a quadrilha atuava na região de Ipatinga e Governador Valadares, onde há o maior fluxo de emigrantes ilegais do País. Ele confirmou que a base do bando era o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. 'Lá havia facilitações de entrada e saída de emigrantes.

' Foram apreendidos documentos, agendas e computadores que poderão relacionar os suspeitos com as atividades da quadrilha. Os presos foram levados para o 14º Batalhão da Polícia Militar de Ipatinga, ouvidos e transferidos para Governador Valadares. De lá, seriam levados para São Paulo, onde tramita o inquérito da PF.