Título: Confiante na vitória, Schroeder veta coalizão
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/09/2005, Internacional, p. A21

O chanceler Gerhard Schroeder, do Partido Social-Democrata (SPD), acredita numa vitória nas eleições de domingo, apesar das pesquisas desfavoráveis, mas afastou ontem a possibilidade de uma coalizão que inclua o Partido da Esquerda. Essa agremiação é liderada por Oskar Lafontaine, o principal desafeto político de Schroeder. Mesmo que Schroeder contrarie as pesquisas e seu partido de fato chegue em primeiro lugar, dificilmente conseguirá uma maioria que lhe permita formar um governo apenas com os parceiros do Partido Verde. A hipótese de uma coalizão que também incluísse o Partido de Esquerda vinha sendo levantada pela imprensa alemã. Segundo a última pesquisa, uma eventual frente entre social-democratas, verdes e esquerdistas teria 48,6% da preferência do eleitorado. A coligação de oposição, que reúne democrata-cristãos e liberais, obteria 48,7% dos votos.

Pelas pesquisas referentes apenas aos dois principais partidos, os social-democratas contariam com o apoio de 34% dos eleitores, enquanto os democrata-cristãos, com 48%.

Lembrando as eleições gerais de 2002, Schroeder exortou ontem seus eleitores a não dar nenhuma atenção às pesquisas de opinião. Naquele pleito, as sondagens também eram favoráveis aos democrata-cristãos. Mas o chanceler social-democrata reverteu o quadro na última hora e acabou levando a melhor sobre Edmund Stoiber, então líder democrata-cristão.

Os analistas são unânimes em afirmar que as eleições serão uma das mais disputadas. Admitem uma vitória de Merkel, mas ressalvam que uma coalizão entre democrata-cristãos e social-democratas não está descartada.