Título: Buani faz oração e advogado pede ajuda
Autor: Luciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/09/2005, Nacional, p. A5

Dois episódios inesperados marcaram o início da entrevista, transmitida ao vivo por algumas emissoras de televisão, em que o empresário Sebastião Buani apresentou a prova mais comprometedora contra o deputado Severino Cavalcanti, a cópia de um cheque de R$ 7,5 mil sacado por uma secretária do deputado. O primeiro foi o apelo feito pelo advogado de Buani, Sebastião Coelho da Silva, para que os empresários façam doações em dinheiro ao acusador do presidente da Câmara.

O segundo foi quando o próprio Buani levantou-se e, emocionado, anunciou que faria uma oração. 'É uma coisa que meu coração está mandando', justificou. De olhos fechados, amparado pela mulher, Diana, agradeceu a Deus por 'estar livre' do peso de pagar propina, segundo ele exigida por Severino, e ser obrigado a manter silêncio sobre o 'calvário'.

'Queremos fazer um apelo aqui ao empresariado brasileiro para que contribua hoje com o senhor Buani para que ele pague esta conta de forma honrada. Ele dará o número de uma conta (bancária) e os que, anonimamente, quiserem fazer uma contribuição para ele, o façam', pediu o advogado.

Pouco antes, Coelho tinha dito que Buani rejeitou 'ofertas' para não levar adiante suas denúncias. 'Falido e quebrado não estou nem ficarei, confio em Deus e na minha capacidade profissional', disse Buani.

No entanto, reconheceu: 'Nem a gasolina do carro dele (Sebastião Coelho) eu tenho como restituir.'Durante a oração, o empresário lembrou que, na sextafeira antes do carnaval deste ano, sofreu um enfarte e ficou à beira da morte. 'Quero agradecer a Deus porque naquele dia em que me encontrei na UTI com 2% de vida e sobrevivi, tenho certeza que Deus queria de mim que eu colocasse essa situação (o pagamento das propinas), que foi a única coisa que me incomodou a vida inteira e ficava dia após dia na minha cabeça.'

Quase chorando, Buani continuou: 'Tenho certeza que, se eu tiver que partir agora, ou daqui a um minuto ou uma hora, vou em paz, porque a única coisa que me incomodava, me aborrecia era isso. Hoje estou livre disso.' Buani agradeceu a Deus pela família, pelos filhos e empenho do advogado e encerrou a oração: 'Que este país tenha muita paz, possa realmente caminhar para um lado mais sério, mais forte, que este povo merece.'

Quando finalmente apresentou o documento que prometia, houve grande alvoroço para obter a melhor imagem da cópia do cheque, mas Buani pacientemente atendeu a todos os pedidos para mostrar a cópia em todos os ângulos.

Um admirador anônimo entrou na sala e gritou: 'Buani você merece um beijo, estou aqui para te beijar, brasileiro autêntico.'