Título: Duda depõe na PF e nega ter recebido de Maluf no exterior
Autor: Biaggio Talento
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/09/2005, Nacional, p. A15

Em depoimento de mais de cinco horas na Polícia Federal de Salvador, o publicitário Duda Mendonça negou ontem denúncia do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza de que teria aberto várias contas bancárias no exterior. Duda assegurou, ainda, que não conhece o doleiro Jader Kalid e que todos os pagamentos recebidos pela campanha do ex-prefeito Paulo Maluf, em 1992, foram em moeda nacional, mediante comprovantes e recibos. O publicitário - responsável pela campanha de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência - relatou à PF que abriu apenas uma conta no exterior, por meio da offshore Dusseldorf, nas Bahamas. Reiterando declaração feita à CPI dos Correios em 11 de agosto, Duda afirmou que adotou esse procedimento por exigência do próprio Valério, para receber o pagamento dos trabalhos realizados na campanha de 2002 do PT.

Ao deixar a Polícia Federal, Duda não quis falar à imprensa. Quem falou foi um de seus advogados, Tales Castelo Branco, informando que o publicitário encerrou a conta Dusseldorf há uma semana e gastou os recursos, da ordem de R$ 15,5 milhões. Na CPI, Duda havia declarado que o dinheiro ainda estava depositado na conta.

"Para o Fisco, não interessa como e com o que o contribuinte gasta o dinheiro, mas a origem do dinheiro; feita a comprovação do crédito e pago o tributo (ver abaixo), não há mais o delito de sonegação", afirmou Castelo Branco.

"O Brasil inteiro já deve ter percebido que Duda Mendonça é, indubitavelmente, senão o único pelo menos um dos poucos que receberam o dinheiro fruto do seu trabalho", destacou o advogado. "Não há dinheiro de corrupção, maracutaia, nenhuma forma de desonestidade, foi recurso corresponde a trabalho que ele fez."

Sobre Maluf, Castelo Branco foi enfático: "Nas campanhas de Paulo Maluf o recebido foi em reais, no Brasil e com contrato e nota fiscal."

DOLEIRO

O advogado disse que o estado de espírito de Duda Mendonça no momento é o de um homem que "se sente injustiçado, magoado com algumas barbaridades que não ocorreram jamais, que a imprensa tem divulgado a seu respeito".

O delegado Góes achou as declarações "convincentes". "Ele confirmou que não conhece o doleiro Jader Kalid, afirmou não ter recebido nenhum dinheiro de contas do exterior do senhor Paulo Maluf e sustentou terminantemente não possuir outras movimentações bancárias além da Dusseldorf, apesar de terem sido identificadas algumas movimentações pelo setor de criminalística (da PF)", ponderou o delegado. "Ele negou e vamos aguardar o que pode nos fornecer relacionado a esses documentos".