Título: Campo tenta livrar candidato do 2.º turno
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/09/2005, Nacional, p. A16

O Campo Majoritário deflagrou operação para 'colar' a candidatura do secretário-geral, Ricardo Berzoini, aos concorrentes do grupo nos principais Estados do País e tentar evitar o segundo turno na disputa nacional pela presidência do PT. Haverá segundo turno, em 9 de outubro, se nenhum candidato somar mais do que 50% dos votos. Ontem, Berzoini participou de almoço de apoio à sua candidatura, à do presidente do PT em São Paulo, Paulo Frateschi, e do deputado estadual Simão Pedro ao diretório da capital. Favorito em São Paulo, maior colégio eleitoral do PT, Frateschi deve ganhar a corrida já no primeiro turno. O encontro reuniu vários prefeitos do PT no Estado, deputados estaduais e vereadores, além do presidente interino da legenda, Tarso Genro.

Berzoini também corre contra o tempo para reverter apoios perdidos dentro do próprio Campo Majoritário - grupo moderado que hoje domina o PT -, especialmente em São Paulo. Ele tenta marcar uma reunião com a ex-prefeita Marta Suplicy, amanhã, para pedir sua adesão à campanha. Três grupos políticos do PT na capital, ligados a Marta, liberaram o voto de seus militantes ou recomendaram o apoio ao candidato da Articulação de Esquerda, Valter Pomar.

Aliados de Berzoini calculam que o desfalque na votação em São Paulo pode alcançar 15 mil votos. 'Estou lutando voto a voto não só para recuperar pessoas como conquistar novos apoios', disse Berzoini.

Marta volta ao Brasil entre hoje e amanhã. Está fora do País desde o fim de agosto e ainda não declarou seu voto. A assessoria da ex-prefeita não confirmou o encontro.

Berzoini deverá reiterar sua neutralidade na corrida entre ela e o senador Aloizio Mercadante para definir quem representará o PT na sucessão estadual, no ano que vem.

Antes de ser candidato, Berzoini já havia manifestado simpatia por Mercadante, o que influenciou o posicionamento dos grupos ligados a Marta