Título: Bradesco avalia CPM e Scopus
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/09/2005, Economia & Negócios, p. B6

O Bradesco afirmou ontem que ainda é prematuro falar sobre a possibilidade de venda de suas duas empresas de tecnologia Scopus e CPM, mas não negou que o negócio possa ser feito. De acordo com o vice-presidente da instituição, José Luiz Acar Pedro, por enquanto, o que está ocorrendo é uma análise das linhas de negócios das duas companhias, ou seja, uma avaliação para levantar o valor dos empreendimentos. "Não descartamos a venda, mas ainda é muito cedo para falar sobre o assunto. Hoje diria que há 80% de chance de continuarmos com as companhias", avaliou ele.

Acar completa que o objetivo do Bradesco é ter a melhor qualidade nos serviços com o melhor preço. Segundo ele, várias companhias têm procurado a instituição para oferecer serviços ou se associar à Scopus e CPM. Por esse motivo, diz Acar, o banco quer avaliar as possibilidades de negócio.

Ele admitiu que algumas empresas receberam cartas do Bradesco para fazerem propostas. Acar afirmou, no entanto, que o banco está satisfeito com os serviços prestados pelas empresas. Mas preferiu não adiantar o que deve ocorrer depois da avaliação das companhias.

Fundada em 1982, a CPM é uma empresa dedicada à consultoria, terceirização, infra-estrutura tecnológica e serviços de computação sob demanda. No ano passado, faturou algo em torno de R$ 500 milhões e conta com cerca de 140 clientes entre as maiores empresas do País.

A companhia é controlada pela IT Partners, que detém 51% do capital. Os outros 49% pertencem ao Bradesco. Segundo Acar, há um processo de capitalização na empresa, com um possível aumento de capital.

No caso da Scopus, empresa de desenvolvimento de sistemas e prestação de serviços, o banco detém 100% do capital. O faturamento médio da companhia está em torno de R$ 200 milhões.

Segundo o vice-presidente do Bradesco, apesar de tratar de um serviços de inteligência, nessa área há uma gama enorme de serviços oferecidos pelo mercado. Hoje, apesar de deter todo o capital da companhia, o Bradesco faz licitação para contratar os serviços de tecnologia no setor e obter o melhor preço.