Título: PRINCIPAIS TRECHOS DA ENTREVISTA DO PRESIDENTE DA CÂMARA, SEVERINO CAVALCANTI
Autor: Cida Fontes
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/09/2005, Nacional, p. A4

DOCUMENTOS: Não assinei e nem assinaria de forma consciente documento de tal conteúdo, porque é evidentemente inócuo perante a lei, ou seja, não implica qualquer conseqüência jurídica. O documento foi montado eletronicamente.

GABEIRA: Eu lutarei contra aqueles que querem fazer o que o Gabeira faz (...) Esse negócio de tóxico e de outras coisas eu não faço, por isso eu tenho um eleitorado tranqüilo (...) Eu não ando com maconha, nem com tóxico, nem defendo que a juventude freqüente bares para tomar, fumar maconha.

CHEQUE: Fala-se agora de um misterioso cheque. Antes já se falou de pagamento de cartão de crédito, se falou também de entrega de vale-cheque. Mentiras, mentiras e mentiras.

ACAREAÇÃO COM BUANI: Não tenho medo de ninguém.

RENÚNCIA: Resistirei. Como presidente da Câmara, não posso me curvar à pressão dos poderosos. Estejam eles onde estiver (...) Eu sou o presidente da Casa e não abdicarei das minhas prerrogativas (...) Não há possibilidade de renúncia. Eu não conheço esse termo.

LICENÇA MÉDICA: Eu doente já saí do hospital. Eu não vou agora adoecer de novo para deixar de cumprir minhas obrigações com o povo brasileiro e a Câmara dos Deputados. Presidirei todas as sessões, não tem a menor dúvida.

OPOSIÇÃO: Denúncias infundadas não são denúncias. Eu confio nos líderes, que são homens capazes, honrados (...) Se os líderes querem ter uma posição política, eles que façam isso. Mas eles precisam se lembrar que amanhã eles poderão cair nesta mesma cilada.

ACORDO: Não sou homem de fazer cambalacho ou acordo para me beneficiar. Eu não compartilho com atos desonestos. Isso não vai existir.

APOIO DO PLANALTO: Mas é claro que eu tenho apoio do governo. Meu partido dá apoio ao governo, eu não tenho dúvida alguma. Eu tenho certeza que ele (ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner) vai me dar toda cobertura porque ele está ao lado da verdade.

PRECONCEITO: Sei que o preconceito é meu maior inimigo. Por isso, não me surpreendem manifestações histéricas de uma minoria que não admite que um nordestino possa estar a frente de uma das casas do Poder Legislativo.

PASSADO: Tenho a meu lado o meu passado de honra e de luta e a minha família. A minha vida pública não começou ontem. O meu Pernambuco me conhece, sabe que não irei decepcioná-lo.