Título: Perito está licenciado em Pernambuco
Autor: Diego Escosteguy e Cida Fontes
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/09/2005, Nacional, p. A5

O perito criminal Adamastor Nunes de Oliveira - responsável técnico pelo laudo distribuído, anteontem, pelo presidente da Câmara Severino Cavalcanti (PP-PE) durante entrevista coletiva, em Brasília - está licenciado do Instituto de Criminalista de Pernambuco há cerca de um ano. O secretário de Defesa Social de Pernambuco, João Braga, atestou o caráter não-oficial do trabalho prestado por Oliveira ao deputado Severino Cavalcanti. "Não houve nenhuma solicitação oficial ao Instituto de Criminalística. Portanto, se ele prestou esse serviço ao presidente da Câmara ou a seus advogados, fez em caráter particular", assegurou. Depois de atuar por 24 anos como perito do IC, Oliveira ocupa hoje cargo de confiança na Comissão Estadual de Licitações, órgão vinculado à Secretaria de Administração de PE.

Segundo seu laudo, o documento apresentado à Polícia Federal pelo ex-gerente do Fiorella Izeílton Carvalho, na semana passada, é falso. O documento, assinado supostamente por Severino, prorrogaria até 2005 o prazo para Sebastião Buani manter seu restaurante Fiorella na Câmara.

O diretor-geral de Polícia Científica, Paulo Tadeu, confirmou que o perito está licenciado e lhe fez vários elogios. "Adamastor é um renomado especialista nas áreas de datiloscopia e análise documenta". Tadeu, no entanto, não soube informar nenhum caso de repercussão no qual Oliveira tenha atuado. Ainda segundo o diretor do IC, apesar de licenciado, o perito poderia prestar serviços em caráter particular. "Isso é comum nos casos de peritos científicos e médicos legistas."

Casado, pai de dois filhos, Oliveira já foi presidente da Associação de Peritos Científicos de Pernambuco. Conhecido como Dal, pelo amigos, é presença constante nas peladas organizadas por policiais civis.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco e vereador do Recife, Henrique Leite (PT), o perito freqüentava festas organizadas por políticos. "Ia como convidado, mas não sei se tem vinculação política com algum parlamentar", disse o petista.

De acordo com fontes ligadas ao governo estadual, no entanto, Oliveira teria sido convidado para assumir a presidência de uma das comissões permanentes de licitação por conta de ligações políticas com setores do PMDB local.

Em Pernambuco, o PMDB, do governador Jarbas Vasconcelos, conta com o PP em sua base de sustentação. Nas eleições municipais de 2004, a filha de Severino, a deputada estadual Ana Cavalcanti (PP) foi candidata à vice na chapa encabeçada pelo deputado Carlos Eduardo Cadoca (PMDB-PE) para a prefeitura do Recife.

Adamastor Oliveira não deu retorno a mais de 40 ligações feitas ontem para seu telefone celular pela reportagem.