Título: Ministério corta 90% da verba do Rodoanel
Autor: Marisa Folgato
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/09/2005, Metrópole, p. C4

O Trecho Sul do Rodoanel de São Paulo pode levar mais tempo para ficar pronto. O Ministério dos Transportes cortou 90% do que tinha prometido investir na obra no ano que vem. Em vez de R$ 140 milhões, há previsão de apenas R$ 14 milhões no projeto de lei orçamentária (PLO), que está sendo analisado pela Comissão de Orçamento do Congresso Nacional.

A previsão era concluir os 53,7 quilômetros do trecho em 2010. Mas o ministério acredita que o valor 'pode e deve' ser aumentado por meio de emendas a serem apresentadas no Congresso. 'É possível até que se consiga atender às expectativas', informou a Assessoria de Imprensa do ministério.

Não deverá haver resistência do governo às emendas para garantir recursos para a maior obra do Estado.

A Secretaria Estadual dos Transportes já começa a fazer contatos com a base tucana para que proponha as emendas. O Trecho Sul do Rodoanel vai custar R$ 2,5 bilhões, e a União prometeu participar com R$ 700 milhões no total, R$ 140 milhões apenas em 2006. O Estado vai entrar com R$ 1,8 bilhão.

A União participou da obra do Trecho Oeste do Rodoanel com R$ 397,5 milhões. Mas eram comuns os atrasos nos repasses de verba. O Estado investiu R$ 891,5 milhões.

PRESSÃO A participação da União foi anunciada em fevereiro, depois que uma comissão de prefeitos da região do ABC - Santo André, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra - foi a Brasília pressionar o governo federal.

Se redução for mantida, há risco de ocorrer atraso no cronograma do Trecho Sul

Ela foi encabeçada pelo prefeito de São Bernardo do Campo, William Dib, presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Ontem, ele não foi localizado para comentar o corte de recursos para a obra. Na ocasião, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, determinou que o secretário-executivo do ministério, Paulo Sérgio Oliveira Passos, negociasse os detalhes da obra com o secretário estadual do setor, Dario Lopes Rais.

Prometeu dar R$ 140 milhões ao ano, durante cinco anos, prazo previsto para a conclusão do Trecho Sul.

Houve vários encontros, e a redução dos recursos não havia sido sinalizada em nenhum momento. De acordo com o ministério, não foi possível alocar mais recursos para vários projetos, incluindo o Rodoanel, que estão fora do Projeto Piloto de Investimento (PPI), que envolve várias pastas, definido em um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

AMBIENTAL

O Trecho Sul do Rodoanel ainda está em fase de licenciamento ambiental. Faltam duas audiências públicas, que serão realizadas em outubro, uma em São Paulo e outra em São Bernardo. Além disso, a Prefeitura de São Paulo apresentou uma série de pedidos de compensação ambiental, em agosto, que está sendo analisada pela secretaria.

Embora seja reconhecida a importância do anel viário para a ligação com o Porto de Santos e o escoamento de carga, ele vai cruzar áreas delicadas sob o ponto de vista ambiental, como a Represa Billings. Tem havido muitos protestos por causa do impacto que pode haver no abastecimento de água.