Título: Em resposta, Brasil exige visto a mexicano
Autor: Denise Chrispim Marin
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/09/2005, Metrópole, p. C5

O governo brasileiro vai exigir vistos de turista e de negócios para cidadãos do México que vierem ao Brasil a partir de 23 de outubro. Anunciada ontem pelo Ministério das Relações Exteriores, a decisão atende ao princípio de reciprocidade adotado pelo País nessa área e responde à iniciativa do governo mexicano de impor restrições a brasileiros que queiram desembarcar em seu território a partir da mesma data. 'O governo brasileiro nada tem a comentar sobre essa decisão, que recai no âmbito da competência soberana do governo mexicano', afirmou o Itamaraty, por meio de nota. Anteontem, a Embaixada do México em Brasília informou o governo brasileiro sobre a decisão de suspender os termos do acordo bilateral de isenção de vistos de turista e de negócios, firmado em fevereiro de 2004.

Não há previsão para que o acordo volte a ser aplicado. O governo mexicano estudava a medida havia algumas semanas, dado o aumento da presença no México de brasileiros interessados em atravessar a fronteira dos Estados Unidos.

Vários incidentes graves e fatais ocorreram durante a travessia. O mais recente foi a morte da brasileira Maria Aparecida da Costa Silva, de 37 anos, na região da fronteira, em 16 de julho. Maria Aparecida levava dois de seus filhos e queria reencontrar o marido, João da Costa Silva, que já estava nos EUA.

TURISMO

A exigência do visto para entrar no México não foi bem recebida pelas agências de viagens brasileiras. 'A medida vai reduzir, de imediato, o número de viajantes que escolhem o país como destino', diz a gerente da CVC Barbara Picolo. 'Em viagens de última hora, por exemplo, o brasileiro tende a escolher um destino livre da obrigatoriedade, como Aruba ou Nassau, na região do Caribe.'

Cristiane Lima, supervisora de reservas da companhia aérea Taca, que opera vôos entre Brasil e outros países da América Latina, concorda com Bárbara. Para ela, é sempre mais difícil convencer o turista a visitar um país que exige visto.