Título: Campanha evitou mais de 5 mil mortes no País em 2004, segundo a Unesco
Autor: Lígia Formenti e José Rodrigues
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/09/2005, Metrópole, p. C6

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) estima que 5.563 mortes foram evitadas no País em 2004, graças à Campanha do Desarmamento. Isso representa uma queda de 12,5% em relação ao índice de mortalidade estimado para o período. Em 2004, foram registradas 36.119 mortes contra uma estimativa de 41.682, feita com base na média histórica de crescimento verificada desde 1994. O trabalho, divulgado ontem pela Unesco, é uma interpretação dos dados apresentados na semana passada pelos Ministérios da Saúde e da Justiça. Na ocasião, o governo havia divulgado que, pela primeira vez em 13 anos, a mortalidade por armas de fogo caíra. O índice de 2004 foi 8,2% menor do que o registrado em 2003.

O representante da Unesco no Brasil, Jorge Werthein, comemorou o resultado. 'Pela primeira vez em vários anos, trazemos um estudo com boas notícias', afirmou. A tese de que as vidas foram poupadas é reforçada por números do coordenador da pesquisa, Júlio Jacobo. Ele observou que a redução de mortalidade por armas de fogo não foi compensada por outras causas violentas de morte.

Para o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, 'há grande coerência nos dados apresentados, com maior redução de mortes em regiões onde a adesão à campanha foi mais significativa', observou.

O trabalho da Unesco demonstra a necessidade de concentrar as ações contra a violência nas grandes cidades. Dez regiões metropolitanas, onde vivem 30,8% da população brasileira, foram responsáveis por 55,4% das mortes por armas de fogo em 2004.